Seletiva Monbusho – 3a fase: Documentos e Contatos [Pt]

Dos 12 entrevistados, 6 passaram para a próxima fase. Mas como a Embaixada só iria receber a informação sobre a quantidade de vagas no dia 30, não é certeza de que os 6 consigam a bolsa.[Update: passou do dia 30 e ainda não sabemos a quantidade de vagas.]

Hoje tivemos a orientação sobre os procedimentos para a próxima fase, com a Marta-san.

Cheguei lá uma hora antes do necessário e o guardinha me mandou embora. Quando voltei, os outros ávidos concorrentes à bolsa já estavam lá, conversando em uma rodinha, esperando todo mundo chegar para entrarmos juntos. Pouco depois que cheguei, chegou mais um rapaz que, inclusive, já foi meu monitor de língua japonesa (confesso que estava torcendo por ele, ehehe). Quando os 6 entraram na Embaixada, percebi que era a única menina entre os Top 6. Conversamos alegremente, nos parabenizando e torcendo para que tenha 6 vagas e que todos consigam ir.

Chegada a hora, fomos recebidos pela Marta, que distribuiu formulários, devolveu alguns documentos que entregamos na inscrição e explicou detalhadamente cada item dos formulários e tirou nossas dúvidas (que não foram poucas). Começamos a orientação por volta de 13:30, e ela terminou umas 15:30. Eu saí de lá uns 10 minutos depois de todo mundo, pois pedi algumas orientações extras e fiquei para tirar dúvidas muito específicas.

Acho que saí de lá mais confusa do que quando cheguei. E bem mais preocupada. Vários pontos que não precisei considerar antes estavam pesando agora, e temos um prazo bem curto, de uns 10 dias para conseguir todos os documentos (até 5 de julho), e até 9 de agosto para conseguir as cartas de aceitação em até 3 universidades do Japão.

Os documentos que tive que juntar foram:

  • Exames médicos e atestado de saúde
  • Formulário de inscrição
  • Carta de recomendação do orientador
  • Projeto de pesquisa
  • Diploma (original + tradução pro inglês)
  • Histórico Escolar da Graduação (original + tradução pro inglês)
  • Resumos de publicações (do TCC)
  • Portfólio bem resumido

Quase todos incluíam formulários específicos que foram nos passados tanto em papel, quanto em DOC por email. Tudo isso ainda tinha que vir com foto 3/4, e com 3 cópias de cada documento. Quase metade de uma resma!

Enfim, tudo entregue, e agora tenho um mês para correr atrás das cartas de aceitação de 3 universidades no Japão! Go go go! /o/

Comente:

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s