Fazia bastante tempo que eu não fazia retrospectivas anuais. Escrevi várias no Fotolog, aí em 2009 e 2010 eu esqueci de fazer, então acho que vale a pena retomar a tradição, já que muitas mudanças vem pela frente.
Bom, o ano de 2011 me pareceu todo meio estranho.
Começou com MUITO estresse com o trabalho final, noites e noites sem dormir nem malhar ou comer direito, só desenhando e escrevendo. O produto final ficou aquém das minhas habilidades e expectativas, mas sem dúvidas me ensinou muito, e mais importante, me motivou a perseguir os sonhos antigos e a voltar a praticar o que eu gosto.
E depois de defender o trabalho, passar com nota máxima e me formar, respirei aliviada mas não pude descansar ainda.
Me lembrei da origem de muitos dos esforços e decisões que eu tinha tomado, e persegui a meta de ir pro Japão para estudar o que gosto. Participei da seletiva para a bolsa de mestrado pelo Governo Japonês (monbusho), e quanto mais eu progredia nas etapas da seleção, mais aquele sonho se aproximava, e muito da minha vida começou a mudar.
Parece que quando estamos diante de dar um passo tão grande na carreira, todas as prioridades e perspectivas mudam. Muita gente dizia que 2011 era o ano do desapego, e isso foi mais que verdadeiro pra mim. Sou uma pessoa hiper tralhenta e aprendi a desapegar, reciclar, doar, vender, e a priorizar coisas totalmente diferentes.
O engraçado é que embora eu tenha redirecionado minha vida novamente para a arte, passei o ano inteiro trabalhando com uma habilidade que até então eu tinha deixado de lado, a de traduzir e me comunicar em russo.
No meio do ano visitei São Paulo na comemoração dos 3 anos do Cachorro Verde, levei a minha gargulinha querida, a Malina, e além de conhecer pessoas maravilhosas, estreitei muito meus laços com a cachorrinha. A Malina, aliás, viajou, foi castrada, se recuperou bem, e ao final do ano chegou até a ter que usar o cone da vergonha. Mas sem perder a graça jamais. 😛
No segundo semeste peguei várias matérias na UnB como ouvinte (a.k.a. Aluna Especial), e acho que o que mais fez diferença foi o estudo de anatomia humana voltada para desenho. Mas além disso teve muita prática e uso de materiais novos em Desenho 2 e ainda consegui dar uma pincelada em Psicologia da Educação para potencializar minha pesquisa.
E tive dois cosplays! O de Pyro de TF2, em grupo com um Sniper, Soldier e Scout, e de Mukuro junto com o Daniel de Yomi e o Bigas de Yusuke possuído. Acho que foi o ano de menos estresse com os cosplays, incrivelmente! E os resultados foram muito bons, não nos concursos, mas na impressão geral. Foi muito divertido e recompensador, mesmo sem prêmios. Aliás, me arrisco a dizer que foi até mais.
Acho que posso definir 2011 como um ano de progresso, dos planos e dos preparativos.
Balanço 2011:
[ – ] Contras
- Me decepcionei muito com algumas pessoas. Que isso sirva de lição para nunca mais criar expectativas, mesmo de quem se conhece há muito tempo.
- Mesmo praticando o desapego e tudo mais, me livrar da coleção de livros de RPG e mangas dói. OH COMO DÖI.
- As mudanças de planos o tempo todo.
- Não consegui voltar a treinar Kung Fu, e lesionei os ombros por conta dos treinos de Tae Fight.
- Perdi músculo e ganhei gordura no começo do ano e não consegui recuperar meu melhor resultado, que era o de final de 2010.
[ + ] Pros
- Recebi muito mais apoio e reconhecimento do que eu esperava.
- Meus joelhos melhoraram MUITO, graças aos treinos e à ajuda do Daniel. Ainda não posso praticar esportes nem correr, mas já posso até malhar sozinha em casa.
- Passei em todas as etapas da seleção Monbusho! Só falta uma última confirmação, mas ela virá em Fevereiro de 2012.
- Aprendi a usar nanquim aguado, aquarela, carvão, e voltei a usar meu material favorito… CANETA BIC.
- Aprendi um bocadão sobre anatomia humana e animal, e pude perceber o quanto ainda preciso estudar.
- Aprendi finalmente a estudar japonês por conta própria.
- Aprendi a desapegar das tralhas e a valorizar o espaço livre.
- Aprendi a dançar jogando Dance Central. 8D
- Aprendi alguma coisa de adestramento e comportamento canino, conseguindo resultados satisfatórios com a Malina mesmo sem ser profissional.
- Aprendi muito sobre alimentação saudável e balanceada pra mim e pra gárgula, que, aliás, nunca mais comeu ração.
- Aprendi a montar meu próprio cronograma, e alguma coisa sobre GTD.
- Aprendi um básico de modelagem 3D no Maya.
- Etiquetei um mol de coisas ehheehe
- O Daniel.
- A Malina.
- O Kinect.
- O trackball sem fio.
Feliz 2012! Que o mundo não acabe, e se acabar, que seja AWESOME.